Hoje é...

.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Escola Chapéu do Sol recebe Tinga

Tinga falou da infância difícil e orientou jovens Tinga falou da infância difícil e orientou jovens

Centenas de alunos ouviram atentamente o jogador coloradoCentenas de alunos ouviram atentamente o jogador colorado

A manhã de sexta-feira, 25/11/11, foi especial para quase 400 jovens e crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, na Zona Sul da Capital. O jogador do Sport Club Internacional, Paulo César Tinga, conversou com os alunos por cerca de uma hora.

O atleta contou sobre sua infância no bairro Restinga e da iniciação no futebol, aos 14 anos na escolinha do Grêmio. Destacou a importância da educação, na formação do indivíduo, salientando que é importante os estudantes não esquecerem seus sonhos. “Muito dos amigos que eu tinha na escola não estão aqui ou estão presos, e eu gostaria que vocês não passassem por isso também”, orientou.

Alguns estudantes foram selecionados para fazerem perguntas ao colorado. Ao ser questionado se, em algum momento pensou em desistir, Tinga contou-lhes que durante a época na qual morou no Estádio Olímpico sua família enfrentou dificuldades financeiras e, muitas vezes, passou por sua cabeça abandonar o esporte, para trabalhar e ajudar os parentes. O incentivo de sua mãe, no entanto, o fez prosseguir.

Mais tarde, o meio-campista comentou sobre as discriminações vividas no início da carreira. “Acredito que o maior preconceito é o social, você tem algo, então você é alguém. Hoje, a condição de jogador não permite preconceito de cor”, salientou.

Para a vice-diretora da Chapéu do Sol, Edianie Bardoni, a presença do atleta foi bastante significativa para os alunos, mostrando que é possível crescer sem precisar ir para outros caminhos. “Como o Tinga viveu em um ambiente próximo à realidade de nossos jovens, fica o exemplo de superação. Pretendemos trabalhar com este momento vivido hoje dentro da sala de aula”. Além disso, finalizou: “não queremos que a escola fique associada às coisas negativas que acontecem na região. É possível fazer diferente pela educação”.

O encontro fez parte do encerramento das atividades da Semana da Consciência Negra, promovida nos últimos dias na instituição pelo Grupo Cultural Baobá. A ação, intitulada “Um Ídolo na Escola”, teve por objetivo mostrar aos estudantes que o esporte pode ser uma possibilidade de crescimento em suas vidas.

.


GIRLSPT.COM - Cursores Animados